0
Os países que compõe o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) estabeleceram um padrão comum de placa para seus veículos.
O objetivo da padronização da placa é facilitar a fiscalização pelas autoridades de trânsito e tentar combater clonagens, adulterações e crimes internacionais organizados.
As novas placas conterão: fundo branco, faixa azul na parte superior da placa, 07 caracteres (composta por 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números, nesta ordem), bandeira do país na parte direita da faixa azul na parte superior da placa com arestas arredondadas, emblema do Mercosul na parte esquerda da faixa azul, pintura difrativa dos caracteres principais, marca d’água, QRCode no lado esquerdo (contém um número de série), acima da sigla “BR”, chip que armazena dados do veículo para leitura rápida.
O tamanho da placa permanecerá o mesmo: 40 X 13 cm para veículos comuns e 20 X 17 cm para motos. Caso o veículo necessite de placa menor, será reduzido até 15% da sua largura, mantendo a altura.
Haverá mudança na cor dos caracteres das placas de acordo com o uso do veículo. Por exemplo, os veículos de colecionadores terão caracteres cinzas; os veículos comerciais terão caracteres vermelhos; os veículos diplomáticos e consulares terão caracteres dourados; os veículos especiais terão caracteres verdes; os veículos oficiais terão caracteres azuis; e os veículos particulares terão caracteres pretos.
A Argentina e o Uruguai já emitem há mais de 2 anos as placas. A previsão é que o Brasil inicie a implementação das placas novas até o dia 30 de junho de 2019.
Inicialmente, no Brasil, a exigência de padronização das placas será para novos veículos emplacados, em razão de compra, transferência de município ou de propriedade, e no caso de ser necessária sua substituição, em razão de clonagem, extravio, danificação, etc. Assim, por ora os veículos regulares em circulação não têm obrigação de realizar a mudança da placa.
Somente a partir de 2024 é que a exigência do novo padrão de placa Mercosul passará a ser obrigatório para todos os veículos.
O que acharam das novas regras?
Dúvidas | Sugestões: [email protected]
Compartlhe

Leave a Reply