A mídia noticiou na semana passada que o cantor Thiago Servo, famoso pela dupla sertaneja “Thiago & Thaeme”, foi preso em 2016, antes de entrar no palco que se apresentaria, por não pagar pensão alimentícia. No ano passado, mas só agora noticiado pela mídia, a Justiça definiu que o cantor não é o pai dessa menina que recebia pensão alimentícia.
Quando foi preso, Thiago tinha uma dívida de mais de 1 milhão de reais, o valor mensal da pensão alimentícia era de aproximadamente 20 mil reais e o cantor chegou a ter seus bens penhorados.
Com base nesta situação relatada pela mídia pudemos observar a repercussão do caso que envolve o Direito de Família em dois pontos:
Negatória de Paternidade e Retificação da Certidão de Nascimento da Criança:
O cantor entrou com a ação negatória de paternidade e anulação de registro civil. A ação negatória de paternidade tem como objetivo a desconstituição da paternidade, ou seja, o pai deixar de ser pai no registro civil da criança, por meio da anulação e retificação da certidão de nascimento da menina.
Como regra, a Justiça pede que seja feito o exame de DNA, para comprovar se efetivamente existe o vínculo biológico com o filho. O mais comum é vermos o homem se recusando a realizar o teste de DNA e, por conta disso, sendo aplicada a presunção de paternidade. No entanto, neste caso do cantor sertanejo, foi a mãe da criança que se ausentou, por pelo menos 3 vezes.
Então, a Justiça entendeu que a recusa da mãe em submeter a criança ao exame de DNA afasta a presunção de paternidade, prevista no §1º do artigo 2º, da Lei 8.560/1992, que regula a investigação da paternidade dos filhos, e da Súmula 301 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que diz “Em ação investigatória, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presunção juris tantum de paternidade”. Deste modo, pela ausência de prova, motivada pela recusa da mãe em levar a criança para fazer o teste de DNA, Thiago foi desconstituído como pai.
Em consequência dessa decisão, foi negada a paternidade e determinada a retificação, alteração do registro civil da criança. Assim, onde antes estava o nome do cantor e dos avós paternos, agora ficará em branco, a criança passa a não ter mais pai e avós paternos em sua certidão de nascimento.
Da Pensão Alimentícia à Criança: