0
Vai dizer que você nunca clicou no link com aquela palavrinha vermelha (ou preta) estampada em sua timeline ou site de compras.. “PROMOÇÃO”, “50% somente esta semana”, “somente hoje no Black Friday”?! Difícil resistir, não é mesmo?
Você já sabe que o verdadeiro objetivo deveria ser comprar o produto necessário por preço inferior ao que é vendido em outras épocas do ano. Mas, cuidado, nem sempre é o que parece!
Atraído pelas publicidades, ceder ao impulso e consumir aquilo que não precisa nesta época de “promoção” é fácil, fácil! E depois? Ainda que não se queira admitir, o arrependimento bate ou fica aquela dúvida: “será que fiz uma boa compra mesmo?”. Exceto se você for aquele consumidor consciente que pesquisou antecipadamente o produto e o adquiriu por preço verdadeiramente promocional. Neste caso, você está de parabéns!
Mas, como a exceção não é regra, seguem importantes dicas para evitar problemas com lojistas:
Se você não conhece a loja online, mas ela está com um desconto imperdível, calma lá! Antes de comprar faça uma busca do nome e CNPJ da empresa na internet, veja se ela têm muitas reclamações, possui endereço físico e se está regular. Aproveite e confirme também se o site tem certificado de segurança válido (https://) ou pagamento garantido via internet (exemplo: PagSeguro), antes de inserir seus dados bancários.
A publicidade realizada pelo lojista vincula a compra, então, se ele se equivocou no preço ou nas condições de pagamento (etc.) não importa a justificativa, ele terá que cumprir, pois, afinal, foi o que levou você à loja, certo?
E se a compra for pela internet e acabou o estoque e a publicidade não continha a frase mágica: “sujeito à disponibilidade do produto” ou “até acabar o estoque” ou “para determinadas cidades”? Não importa, o vendedor terá que entregar o produto, ou lhe devolver integralmente o valor pago, atualizado e em curto prazo.
Os produtos comprados pela internet tem o prazo de arrependimento de 7 dias após o recebimento do bem, sem a necessidade de justificar a sua devolução. Da mesma forma ocorre com compras pelo telefone (fixo, celular), por catálogo ou similares, nos quais o consumidor não manuseou e testou o produto. Por outro lado, nas compras em loja física, a devolução fica sujeita à política do lojista.
Mesmo com o Black Friday e promoções, os produtos não podem ser vendidos com estragados ou com defeitos que impeçam seu uso regular. Se após a compra constatar algum vício no produto, o vendedor tem o prazo de 30 dias para reparar o bem, se for possível. Decorrido o prazo, o consumidor pode optar pela devolução integral do valor, substituição do produto, ou o abatimento no preço.
Não esqueça de guardar todos os e-mails referentes à compra, como: confirmação de compra, pagamento, código de rastreio, protocolos de atendimento, nota fiscal, etc. Ou seja, todos os passos da compra, desde a publicidade até que você esteja com o produto em perfeitas condições.
Atenção às práticas escusas e denuncie ao PROCON publicidades enganosas.
Boas compras conscientes!
A informação correta é a melhor forma de justiça!
Dúvidas | Sugestões: [email protected] | Formulário
Compartlhe

Leave a Reply